Se há uma habilidade que os astronautas precisam desenvolver é a da convivência em grupo, sobretudo dentro de espaços pequenos, durante muito tempo. Essa habilidade é chamada por psicólogos e astronautas como "comportamento expedicionário".
A astronauta americana Anne C. McClain, da Nasa, publicou dicas no seu twitter @astroannimal para que a população possa enfrentar os tempos de isolamento devido ao avanço dos casos de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, com base no treinamento de "comportamento expedicionário".
As dicas foram compiladas e divulgadas pela Nasa. Confira:
1. Comunicação
Esta dica pode ser aplicada tanto para quem está isolado em quarentena, mas convive com familiares, como para quem está trabalhando em casa e precisa dividir espaço com outras pessoas.
De acordo com a McClain, a habilidade de comunicação é necessária para que as pessoas sejam ouvidas e entendidas claramente – e evitar conflitos em um espaço pequeno.
"Compartilhe informações e sentimentos livremente", afirma a Nasa, com base nas dicas de McClain.
"Fale sobre suas intenções antes de agir. Use terminologia adequada. Discuta quando suas ações ou de outras pessoas não ocorreram como o esperado. Tire um tempo para analisar a ação após o sucesso ou conflito. Ouça, depois redefina o que disse para garantir que tudo seja entendido", afirma a Nasa.
E, principalmente, "admita quando estiver errado", caso isso ocorra.
2. Autocuidado é importante
Você está se cuidando ou passa o dia todo de pijama e descabelada?
Ter "autocuidado" significa saber se você está saudável física e psicologicamente. Isso inclui higiene, gerenciamento de tempo, sono e humor. "Através do autocuidado, você demonstra sua capacidade de ser proativo para se manter saudável", afirma a Nasa.
3. Cumpra uma agenda ou expediente
Um dos maiores desafios relatados pelos astronautas é não saber estabelecer a hora de parar de trabalhar. Home Office não é férias, mas também não significa trabalhar 24 horas. É preciso criar uma rotina, separar um local para o trabalho, fazer intervalos e pensar como se estivesse no escritório. Quem sabe até dá para encaixar um happy on line com os amigos ou assistir uma live do colega de fotografia!
4. Cuidado com o grupo
O grupo também precisa estar saudável física e psicologicamente. A saúde do grupo poderá ser abalada pelo estresse, fadiga, doença, quantidade de suprimentos, recursos, e a carga de trabalho. Segundo a Nasa, é preciso reconhecer estes elementos para manter o desempenho, apesar dos desafios.
"Demonstre paciência e respeito. Incentive os outros. Monitore sua equipe quanto a sinais de estresse ou fadiga. Incentive a participação nas atividades da equipe. Desenvolva relacionamentos positivos. Voluntarie-se para as tarefas desagradáveis. Ofereça e aceite ajuda. Compartilhe o crédito e assuma a culpa", afirma a Nasa.
5. Tenha um momento de Lazer
Os astronautas falam muito sobre a importância de ler, escrever, cantar, dançar, assistir um filme. Afinal, para manter a mente sã precisamos de uma vida equilibrada.
No nosso blog temos listas de museus virtuais, podcasts, apresentações do TED, filmes e muito mais conteúdo que pode te ajudar a relaxar.
6. Excesso de Notícias e Fake News
Passar o dia com a TV ligada nos telejornais que só falam da pandemia não é saudável e pode gerar ansiedade. Reserve apenas um momento do dia para se informar e depois não veja mais nada sobre o tema.
Também é importante tomar cuidado com as fake News. Não compartilhe nada pelo whatsapp antes de checar se aquele assunto é fato. Procure se informar com especialistas no assunto. O tempo no espaço ensinou aos astronautas sobre a importância de confiar nas orientações de pessoas que sabem mais do que eles sobre alguns assuntos como ciência, engenharia, medicina etc.
Direito de Imagem: Anne C. McClain (a primeira abaixo, à esquerda), ao lado de colegas na Estação Espacial Internacional — Foto: Nasa