07/08/2024 às 22:44

PL garante direito à gestante de ter fotógrafo e cinegrafista em parto: saiba como funciona e quais os benefícios

Andrea Paccini, fotógrafa experiente com 17 anos de atuação, foi nossa convidada no podcast Estúdios Brownie. Sua versatilidade a levou a explorar diferentes áreas da fotografia, desde a moda e casamentos até ambientes.

Foto: Ana Campbell

Com um olhar aguçado e a paixão por registrar momentos únicos, Andrea se considera uma "caçadora de imagens", sempre em busca do clique perfeito. Durante a pandemia, ela se especializou em fotografia de partos, tendo fotografado mais de 450 nascimentos e se tornando referência na área.

Andrea oferece serviços completos de fotografia e vídeo, buscando capturar a beleza e força de cada momento com sensibilidade e profissionalismo.

E ainda luta pela aprovação de um projeto de lei que tem o objetivo garantir o direito da gestante ser acompanhada por um profissional de fotografia e filmagem de sua escolha durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto seja no hospital público ou privado.

O projeto de Lei Federal nº 11.108 garante direito à gestante de ser acompanhada de profissional de Fotografia e Filmagem.

Com essa lei as gestantes terão o direito de levar seu próprio fotógrafo ou cinegrafista para registrar o parto, tanto em hospitais públicos quanto privados. O profissional escolhido precisa seguir as regras do hospital para garantir a segurança de todos. O hospital não pode obrigar a gestante a usar um profissional específico nem cobrar a mais por isso. O fotógrafo ou cinegrafista deve respeitar a privacidade da gestante e da equipe médica. Essa lei não muda o direito da gestante de ter um acompanhante durante o parto. Em casos especiais, a equipe médica pode restringir a presença do profissional se houver risco para a saúde da mãe ou do bebê. Se o hospital não cumprir a lei, pode ser punido com advertência ou multa.

Clique aqui para assinar o abaixo assinado e apoiar que esse projeto de lei seja aprovado.

E saiba mais sobre esse projeto no episódio com a fotógrafa Andrea Paccini pelo vídeo abaixo.

Foto de capa: Banco de imagem Canva

07 Ago 2024

fotografia de parto gestante parto projeto de lei