Padrões CMYK ou RGB? Isso causa uma enorme confusão na cabeça dos fotógrafos, e pessoas leigas de um modo geral. Afinal, como as cores podem ser diferentes?
E porque a impressão muitas vezes fica muito diferente do que se vê na tela do computador. A resposta é simples, são apenas os padrões de cores utilizados, o CMYK e RGB, um baseado em luz e o outro em pigmento. Conheça a diferença entre CMYK e RGB e porque é importante diferenciar cada um.
O CMYK corresponde as cores, Ciano, Magenta, Yellow (amarelo) e Black (preto), enquanto o RGB são as cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).
O sistema RGB costuma ser utilizado nas cores de câmeras, monitores e televisões.
O CMYK é o padrão mais utilizado para a impressão. E tem como proposta reproduzir, da maneira mais fiel possível, a maioria das cores do espectro visível e é por isso que seja o esquema oficial do universo gráfico.
Quando exportamos as fotos do Lightroom ou lâminas de um álbum pelo SmartAlbuns ou Design Box estamos exportando em SRGB. Mas a impressão é feita em CMYK. Então, como mitigar essa diferença de cor e garantir que a impressão terá as mesmas cores que você vê no computador?
Primeiro passo é pedir a Tag de cor da empresa responsável pela impressão dos seus álbuns e comparar esse arquivo com a mostra de papéis.
Na IpsisPro o cliente recebe o mostruário de papéis e a tag via e-mail para fazer essa validação.
Se houver diferença entre a cor que você enxerga desse cartão visual (pela tela do computador) para a mesma imagem impressa no mostruário você vai precisar fazer uma calibração (ajuste) no seu monitor de trabalho. A sua encadernadora ou gráfica pode te ajudar nesse processo enviando o perfil de cores ou até mesmo te enviando o passo a passo para efetuar esse ajuste.
Se você ficou interessado e deseja receber a Tag e o mostruário de papéis da Ipsis Pro, preencha o formulário clicando aqui.