12/10/2024 às 00:39 Podcast

Astrofotografia em Foco: Desvendando os Segredos do Céu com Igor Borgo e Marcello Cavalcanti

O episódio 106 do podcast Estúdios Brownie, conduzido pela fotógrafa Ana Campbell, nos presenteou com uma conversa estelar! Os renomados fotógrafos Igor Borgo e Marcello Cavalcanti nos conduziram por uma jornada fascinante pela astrofotografia, revelando os segredos por trás das imagens que nos fazem olhar para o céu com novos olhos.

Um mergulho no universo da astrofotografia

Durante o podcast, os fotógrafos compartilharam dicas valiosas para quem deseja se aventurar nesse universo mágico. Desde a escolha do equipamento ideal até as técnicas de captura, os ouvintes puderam aprender tudo o que precisam para registrar a beleza do cosmos.

Marcello, com sua vasta experiência em fotografia de paisagem, trouxe uma perspectiva única sobre como integrar elementos terrestres às imagens celestes, criando composições impactantes.

No episódio Marcello conta como planejou e executou a foto do eclipse com a imagem do Cristo Redentor.

Igor Borgo, astrônomo graduado pela UFRJ e um apaixonado pela astrofotografia de longa exposição, nos mostrou as nuances das nebulosas e galáxias, revelando detalhes que a olho nu seriam invisíveis.

O campo da astronomia pode trazer dados reveladores. Você sabia que as luzes de led azul utilizadas nas ruas das grandes cidades ajudam a aumentar a nossa ansiedade? O Igor explica o motivo disso no episódio.

Olhe para o Céu: Conecte-se com o Cosmos

Para celebrar a paixão pela astrofotografia, o planetário do Rio de Janeiro lançou o projeto cultural "Olhe para o Céu". Essa iniciativa convida fotógrafos amadores e profissionais a enviarem suas melhores imagens do céu noturno. As fotos selecionadas farão parte de uma celebração, exposição anual e serão divulgadas nas redes sociais do planetário.

Serão 04 categorias selecionadas. São elas:

A – Céu e Paisagem: Unindo o terrestre e o celeste, essa categoria é para fotografias que mostram objetos celestes (Sol, Lua, planetas, Via-Láctea, constelações, etc.) junto com detalhes da paisagem terrestre, naturais ou não (montanhas, árvores e/ou edificações);

B – Objetos do Sistema Solar: Focada na beleza que nos cerca no espaço, essa categoria é para imagens obtidas a partir de câmera adaptada ao sistema focal de um telescópio mostrando qualquer objeto pertencente ao nosso Sistema Solar;

C – Objetos de Céu Profundo: Adentrando o vasto universo, essa categoria abrange imagens obtidas a partir de câmeras acopladas a lentes ou telescópios mostrando objetos considerados “objetos de céu profundo”, como nebulosas, aglomerados estelares e galáxias;

D – O Céu Carioca: Essa é uma categoria semelhante à Categoria A – Céu e Paisagem, mas mostrando detalhes da paisagem carioca, como o relevo das montanhas da cidade ou monumentos, nos presenteando com perspectivas únicas do céu da Cidade Maravilhosa.

Atenção: A data limite para o envio das fotos será até às 23:59 do dia 27/10/2024! Não perca essa oportunidade de ter seu trabalho reconhecido e de inspirar outras pessoas a olharem para o céu com mais atenção.

A importância de ler o edital

Antes de enviar sua foto, é fundamental ler atentamente o edital do projeto. Nele, você encontrará todas as informações necessárias sobre os critérios de seleção, formatos de arquivo, dimensões das imagens e outras especificações importantes.

Ao seguir as orientações do edital, você aumenta suas chances de ter sua foto selecionada e de participar desse projeto incrível.

O episódio 106 do podcast Estúdios Brownie e o projeto "Olhe para o Céu" são iniciativas que nos mostram a importância de olharmos para o céu com mais atenção e de valorizarmos a beleza do universo. Ao registrar as maravilhas do cosmos, os fotógrafos Igor Borgo e Marcello Cavalcanti nos convidam a refletir sobre nosso lugar no universo e a nos conectar com algo maior do que nós mesmos.

Foto do Header: Marcelo Cavalcanti

Patrocínio: Alboom e Fotto

12 Out 2024

astrofogorafia concurso de fotografia fotografia

24 de Mar de 2024

Novo Podcast sobre Fotografia

04 de Jun de 2020

Covid-19 - Uma lista de coisas para ajudar nessa quarentena

08 de Jun de 2021

Conexão Fotográfica: Pensando em desistir da fotografia?